27.10.06

Destaques Doclisboa 2006

Ainda a procissão vai mais ou menos a meio e já vi dois filmes muito bons, ambos produzidos em Portugal (um sinal de que há uma nova geração de realizadores baseados em Portugal - não necessariamente portugueses, como no caso de Reeh - que filmam com qualidade). O documentário tem tudo para singrar por aqui, dado que é um género económico. E, como se sabe, Portugal é um país muito económico.
Vamos aos destaques da primeira metade do evento (as sinopses são escritas pela organização do festival):


Pátria Incerta
de Inês Gonçalves e Vasco Pimentel | 52' Portugal 2006

«'Pátria Incerta' olha para um aspecto da colonização de que nunca ninguém fala: o génio que o povo colonizado revela ao produzir uma síntese civilizacional própria. Durante 450 anos, Goa fez parte do império colonial português, de costas voltadas para o resto da Índia. Nos primeiros 60 anos da ocupação, metade da população (intensamente culta, intensamente estruturada, intensamente hindu) foi forçada a converter-se à religião católica. Tal como o clima húmido de Goa dificulta o sarar das feridas, também o passado parece não conseguir cicatrizar. A memória da cultura portuguesa sobrevive em Goa e revela-se à vitalidade da cultura hindu, nunca enfraquecida, presente por toda a parte - até nos católicos goeses, descendentes de hindus convertidos.»



À Espera da Europa
de Christine Reeh | 58' Portugal 2006
«A jovem Vânia que protagoniza 'À Espera da Europa' veio da Bulgária para viver em Portugal à procura da sua independência e de realizar o sonho de uma vida melhor. Passa por medos e esperanças, enquanto tenta encontrar respostas para as grandes decisões da vida. Quando começa a viver em Espanha apercebe-se de repente do seu isolamento e que se encontra num ciclo típico de dependência. Este filme é sobre a emigração de uma perspectiva feminina. É sobre crescer e adiar a vida ... enquanto se espera que um dia as utopias da Europa se realizem.»
Comments:
A-ha, te achei!!! Que lindo blog, mermão!!!

Abraços,

Evandro
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?