22.11.06

Diamanda Galas

Quem esteve ontem no CCB teve oportunidade de ouvir uma das mais extraordinárias vozes do mundo do espectáculo actual. Diamanda Galas, que percorre com facilidade e rapidez os registos grave e agudo, gritado e sussurado. Quando se contém no recurso ao uivo (há uma diferença entre pornografia e erotismo que Galas parece ignorar), a cantora consegue momentos musicais únicos. É uma daquelas performers verdadeiramente originais, que procuram o desconhecido como poucos (e desses poucos destaco, claro, o grandioso Tom Waits).


I put a spell on you (live)

Estava a ouvi-la e a pensar como aquilo soa a edificações sobre destroços, mas destroços cheios de swing, escombros plenos de uma beleza perversa.

15.11.06

"antologia da novíssima poesia norte-americana"

Domingo no mundo. Sei que é domingo pois acordo mais tarde, sem despertador, em silêncio. A rua onde moro, nos outros dias tão atulhada de buzinões e vozes ansiosas, como que hibernou e já passa das duas quando salto da cama. É domingo e não tenho compromissos: horários a cumprir, entrevistas marcadas, documentos para estudar, trabalhos a entregar sem falta, responsabilidades. Posso simplesmente ler devagar a "Antologia da Novíssima Poesia Norte-Americana" que, desde há uns meses, ganha pó na mesinha de cabeceira. Posso lê-la sabendo de que não me servirá de nada amanhã de manhã. E é simplesmente isso que faço, numa esplanada quase deserta com vista para o rio, cheio de inutilidade e feliz.

(22/09/02)

5.11.06


SB, Coliseu dos Recreios de Lisboa, 4/11/06

não era aplauso, era aclamação
foi plebiscito, não foi eleição
foi Chico Buarque em pessoa
ao vivo e em Lisboa
não era aplauso, era aclamação
foi plebiscito, não foi eleição
foi Chico Buarque em pessoa
ao vivo e em Lisboa

2.11.06

Últimos destaques do Doclisboa 2006

Tierra Negra
de Ricardo Iscar Alvarez | 90' Espanha 2005
«"Tierra Negra" é uma observação global (que inclui aspectos sociais, geográficos, geológicos e humanos) do vale mineiro de Lumajo, na província espanhola de Leão.»

Onze Burros Caem no Estômago Vazio
de Tiago Pereira | 28' Portugal 2006

«No planalto mirandês, Tiago Pereira encontrou histórias de burros e cantigas. "Uma espécie de surrealismo popular sobre como as pessoas vivem no norte de Portugal, a sua relação com burros e a forma como vivem com isso. São tão musicais que é possível manipular sem nunca perder a sua essência..." (Tiago Pereira).»

[textos da organização]

This page is powered by Blogger. Isn't yours?