11.4.06
Gandhi (III)

No fundo, o que Gandhi propõe não é original. As religiões indianas (hinduismo, jainismo, budismo,religião sikh) convidam ao mesmo desprendimento do mundo dos sentidos, que consideram ilusório.
"The word satya means truth, and it derives from sat, wich means "to be". Sat also denotes God. Gos is that wich is. And since nothing else I see merely through the senses can or will persist. He alone is. Everything else is illusion. God is the only truth."
A "não-violência" é um antigo conceito cultivado pelo budismo até hoje (veja-se o Dalai Lama, outro grande líder religioso, que tanto me impressionou quando o vi falar na Aula Magna, em Lisboa).
O próprio Gandhi reconheceu essa falta de originalidade:
"I have nothing new to teach the world. Truth and non-violence are as ols as the hills"
Os últimos anos da vida do "Mahatma" foram de grande desapontamento. Discordou profundamente da criação de um estado hindu (Índia) e de outro islâmico (Paquistão). Queria um grande país, onde todas as fés religiosas convivessem harmoniosamente e aconteceu o ocntrário. Antes e depois da separação registaram-se massacres incríveis nos conflitos entre hindus, muçulmanos e sikhs. Morrerram centenas de milhares de pessoas e muitos tiveram que abandonar para sempre as suas terras de origem.
"I deceived myself into the belief that people were wedded to non-violence."
No dia 15 de Agosto de 47 foi declarada a independência da Índia. Gandhi não participou nas comemorações. Passou o dia a jejuar e a rezar em Cálcuta, como forma de protesto contra a violência que grassava na cidade. Acabou ele próprio por morrer violentamente, assassinado em Deli por um zelota hindu.
Comments:
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Isto é uma informação um pouco lateral, mas não deixa de ter a sua piada. No século XVII existiu na Europa, tendo começado mais precisamente em Espanha, um movimento religioso chamado molinosismo ou quietismo, que adoptava algumas ideias das religiões da Índia. Por exemplo, valorizava a negação do eu individual e da acção como forma de atingir a divindade. Daí o termo quietismo, pois negava o papel da oração, assim como dos actos, como forma de chegar a Deus. O próprio culto da imagem de Cristo ou dos santos era visto como uma distracção, uma deriva que não levava à dissolução da alma na divindade colectiva e primordial, de onde todas as almas individuais se tinham separado. O fundador deste movimento, Miguel de Molinos, não teve muita sorte, como podes imaginar. Acusado de abuso das mulheres, de quem se tinha tornado mentor religioso, foi perseguido pelos jesuítas e conheceu a prisão. Dizem as más línguas jesuítas que o homem ensinava às senhoras uma curiosa doutrina: elas podiam pecar à vontade porque o pecado não era culpa delas, mas de satanás que o gerara no espírito delas. Isto abrangia o pecado carnal, pelo que Molinos se terá aproveitado para seduzir as 'iludidas' donzelas. Ele negou a acusação. Agora quem tem razão não sei.
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