25.10.05

Doclisboa

Decorreu na semana passada a terceira edição do Doclisboa, nas confortáveis instalações da Culturgest. Foi a primeira vez que tive oportunidade de assistir ao evento e gostei imenso da qualidade da programação. Para além da excelente retrospectiva ao americano Ross McElwee, destaco estes três documentários:

Documento Boxe
de Miguel Clara Vasconcelos
53’ Portugal 2005

Cinco situações que influenciam directamente a carreira do pugilista profissional Jorge Pina. Conhecemos Mário, um pugilista amador, Casteli, o presidente da associação de boxe, Vítor, o treinador, o próprio Jorge Pina e Magalhães, o “manager”. A preparação nos balneários, as pesagens dos atletas, o convívio, os treinos, os ginásios e os elementos que rodeiam um combate


A Decent Factory
de Thomas Balmés
79’ França 2004

É possível ter lucros e ser ético? As questões éticas estão a tornar-se mais graves para as empresas ocidentais à medida que estas mudam a sua produção para países de mão de obra mais barata. “A Decent Factory” segue uma Investigadora de Ética da Nokia na sua viagem até à China para visitar fornecedores de componentes da empresa. Choques entre culturas, entre ética e lucro, tornam-se óbvios neste novo documentário de Thomas Balmès. O filme dá a ver o que acontece quando uma puritana nórdica sem experiência histórica do colonialismo enfrenta as realidades da globalização através do seu próprio trabalho.

El Cielo Gira
de Mercedes Álvarez
115’ Espanha 2005

Aldealseñor (Castilla, Espanha), uma aldeia de catorze habitantes, os últimos de uma geração com mil anos de história. Hoje a vida continua mas em breve desaparecerá sem deixar vestígios. Os habitantes e o pintor Pello Azketa partilham algo: o mundo evapora-se diante dos seus olhos. A realizadora regressa à sua origem para testemunhar esse desaparecimento.

(Textos da organização)
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?