20.5.05

Der Untergang, filme realizado em 2004 por Oliver Hirschbiegel e protagonizado Bruno Ganz (Adolf Hitler), Alexandra Maria Lara (Traudl Junge), Corinna Harfouch (Magda Goebbels), Ulrich Matthes (Joseph Goebbels), Juliane Köhler (Eva Braun) e Heino Ferch (Albert Speer).

Destaque para o papel de Bruno Ganz como Hitler, que é simplesmente brilhante. Como já tinha mostrado noutros filmes (por exemplo, em As Asas do Desejo), trata-se de um actor inspirado.
Comments:
<< Home
Também fui ver esse filme e gostei bastante. Apesar de ser longo até que nem se dá muito por isso. Mesmo assim, não consegui apreender lá muito bem esse tão falado "lado humano" do Hitler que eles tanto apregoavam, ainda me soou muito a estereótipo. Gostava, se calhar, que não resvalasse tanto para o lado do documentário e, sim, talvez o filme perca um pouco quando emerge para fora do bunker. De todas as formas, é daquelas histórias que toda a gente já sabe como vai acabar- o que é sempre um risco grande para prender os telespectadores.
abraço!
abraço!
Olá Ricardo! Até gosto da crítica do Pedro Mexia (por isso fiz o link), mas não acho que o filme perca com as cenas fora do bunker. Elas mostram a loucura daquela resistência até ao último homem, o desprezo de hitler pela vida humana. Enquanto ele e o seu gang criminoso se escondiam num covil, os alemães morriam como tordos. Se o filme fosse apenas no bunker seria mais claustrofóbico. O realizador preferiu mostrar o que se passava por cima do bunker, com as crianças feitas soldados. Quanto ao lado humano de hitler, o filme mostra-o com a mulher, o cão, fazendo os elogios à cozinheira antes de se matar. Mostra que, na esfera íntima, podia ser um tipo cordial. Há muitos maníacos por aí que tb são assim, mas nunca puderam ser, felizmente, ditadores...
Enviar um comentário
<< Home